A casa é sua, o projeto para a Casa Cor RS 2013 ocupa uma moradia com cerca de 140 metros quadrados. O espaço originalmente abrigava a garagem e a residência do caseiro de uma das mansões nas quais a mostra foi montada e pelo segundo ano consecutivo, serve para apresentar as minhas ideias de arquitetura, decoração e paisagismo. A melhor parte de montar uma casa inteirinha é poder aproveitá-la junto aos amigos! É com esse espírito de amizade e parceria que o projeto foi desenvolvido, e que agora convido você a conectar-se para conhecer seus detalhes.

Entre!
A casa é sua.

Luiz Sentinger | Sentinger Arquitetura

 

A CASA É SUA
projeto de Luiz Sentinger para a Casa Cor RS 2013.

A casa com cerca de 140m2 mistura o estilo clássico e contemporâneo. A utilização de materiais com acabamentos naturais como a madeira, o couro, o linho e o mármore travertino bruto destacam a decoração que possui elementos da cultura africana, árabe e chinesa.
A casa foi pensada para um casal sem filhos que gosta de receber amigos. A parte térrea da casa conta com o living, espaço gourmet e uma área externa com lareira e spa. Quando passamos à parte superior temos um home-office para eventual trabalho em casa, o closet e uma área de banho que se integra ao dormitório.
As andanças pela África do Sul com certeza influenciaram nas escolhas. Máscaras esculpidas em madeira com diferentes acabamentos e texturas, gravuras rupestres entre outros tantos objetos observados nas feiras do país, serviram de inspiração para o arquiteto elaborar o projeto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Destaques em design de mobiliário:

  •  Para a casa foram escolhidos móveis planejados com design atual em tons de preto, branco e bege. Destaque para os painéis de acabamento amadeirados que acompanham os padrões dos móveis e conferem aconchego especial aos ambientes. A qualidade e sofisticação dos materiais garantiu um excelente resultado final. (Marel Móveis Planejados)
  • Decorar é sempre muito prazeroso. Para compor os ambientes da casa escolhemos uma a uma as peças utilizadas. Garimpar entre o design clássico e o contemporâneo enriqueceu de detalhes o projeto. Mesas de centro vintage, feitas em madeira de demolição ripada, medindo 1,20 por 1,10m. (Casa Quintino)
  • Poltronas em couro italiano (Casa Quintino)
  • A decoração da área externa tem inspiração na cultura árabe, que combina perfeitamente com os acabamentos em madeira natural dos móveis. Destaque para a Mesa Farah, em madeira Cumaru medindo 2,80 por 0,90m, que através de seu design quadrangular remete ao aspecto monumental da arquitetura dos grandiosos templos persas.
    A Pérsia, ou Irã como também é conhecida, aparece nos encostos do sofá Zum Zum feitos em tecido de saddlebags*¹ e em objetos vindos de lá. (Jasmin Mac)
  • Aparador em Carvalho Natural com detalhes em metal, com 1,80m de comprimento. (Jasmin Tapetes)

‘ Saddlebag é um tipo de bolsa usada para transporte de objetos em animais como o cavalo, ou mais atualmente, presos aos assentos de motos ou bicicletas.

Destaques em materiais de acabamento e iluminação:

  • Piso e revestimento em Mármore Travertino Bruto com acabamento natural. Área de banho e escada. (Travertino Mármores)
  • Piso laminado Nature da Durafloor, padrão Savoy, com textura de carvalho rústico e acabamento levemente entalhado, com certificação FSC/Microban/Sustentax(Durafloor Pisos)
  • As cores dos ambientes são importantes para o resultado final do projeto. Para as áreas internas da casa tons de fendi, e para a área externa predominam tons terrosos, como o marrom. Cores Vagabond e Brown Clay, respectivamente. Foi utilizado o Extravinil Acrílico Fosco, produto da Tintas Renner que possui alta performance e proporciona finíssimo acabamento fosco. É resistente às ações do tempo, ao mofo e o melhor é que não tem cheiro o que torna a sua aplicação mais agradável. (Tintas Renner)
  • Na iluminação técnica: uso pontual de lâmpadas AR70 e LED na sanca de gesso. No closet as lâmpadas PAR20 reproduzem a luz perfeita para a percepção das cores na escolha das roupas.
  • Na iluminação decorativa luminárias das principais marcas europeias como FLOS, Fambuena e Martinelli Luce, assinadas por grandes designers como Alex Fernandez Camps, Jasper Morison, Elio Martinelli, Sebastian Wrong e Tobia Scarpa(Luzes do Mundo)

Grande novidade ou tendência trazida para a mostra:

  • A casa tem obras de artistas como Gelson Radaelli, Kika Levy, Eduardo Haesbaert, Cris Rocha e Maria Tomaselli. Conta ainda com esculturas em basalto de Bez Batti, desenhos de Carlos Pasquetti e fotografias de Leopoldo Plentz. (Bolsa de Arte de Porto Alegre)
  • Para relaxar nada melhor do que o conforto de um banho. Para este momento a escolha foi a banheira da linha Square da Axell, que possui maior profundidade e espaço interno. A prática válvula Pop Up permite abrir ou fechar o fluxo de água com apenas um clique! O design de linhas retas da peça garantiu harmonia e beleza ao ambiente. (Axell Hidromassagens e Spas)
  • Spa construído na área externa da casa, aproveita a vegetação e a luz natural. Foi criado para que o casal possa aproveitar os momentos a dois ou para receber amigos, já que o Spa My Place, lançamento da Axell especialmente para este projeto, atende de 4 a 6 pessoas de diferentes estaturas. Possui 4 pontos de cromoterapia, cascata luminescente e um potente sistema de aquecimento que permite seu uso mesmo em dias mais frios. (Axell Hidromassagens e Spas)